Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Mafalda de Castro é a nova voz das manhãs da Mega Hits

A locutora assume agora o lugar que era de Rui Maria Pêgo, que se despediu da estação na passada sexta-feira.

Mafalda de Castro é a nova voz das manhãs da Mega Hits

Às seis da manhã desta segunda-feira, Mafalda de Castro estreou-se como a nova voz das manhãs da rádio Mega Hits depois de dois anos a conduzir o programa 'Girls Night Out', nos serões da estação. A locutora assume agora o lugar que pertenceu a Rui Maria Pêgo até à passada sexta-feira

Sob o mote da nova mudança profissional, o Fama Ao Minuto conversou com Mafalda de Castro sobre o caminho que, desde 2011, veio a colher frutos além da blogosfera, onde se tornou popularmente conhecida. 

Tudo começou em 2011, com o blogue dedicado a moda, inicialmente denominado ‘Last Time Around’. Entretanto o percurso fez-se também pelas redes sociais, pela televisão, enquanto repórter do ‘The Voice’, e pela rádio, como locutora da Mega Hits. Antes e depois de tudo, sente que ser blogger é a sua vocação?

Não, não sinto. Quer dizer, se não fosse a minha vocação não seria há tanto tempo. Mas não é a minha vocação de todo porque agora já mal escrevo no meu blogue. Acredito que as pessoas têm mais do que uma vocação. Vamos descobrindo ao longo da vida várias coisas para as quais temos apetência. Acho que o que liga todas estas coisas que continuo a fazer é a comunicação e essa é que é a minha vocação.

As novas oportunidades começaram a surgir naturalmente ou estava nos planos ir além da blogosfera?

Nunca tive muitos planos. Mas sempre esteve nos planos fazer alguma coisa além do blogue, senão nem tinha tirado um curso superior. Quando tirei o curso [de jornalismo] foi já a pensar em alguma coisa. Televisão nunca pensei, mas pensei em fazer rádio, imprensa. A rádio sempre fez parte dos planos. Podia não ter nada a ver com o meu trabalho de bloguer, mas acabou por ter porque o convite para entrar na rádio surgiu depois de uma entrevista que dei enquanto bloguer. Eu disse: ‘Olhem que tenho jeito, não me querem ouvir no microfone?’. E fiquei.

Estreou-se na rádio com o programa ‘Girls Night Out’, na companhia da Ana Pinheiro. Como tem sido a experiência?

Tem sido muito gira. Ela ensinou-me tudo o que sabe sobre rádio, teve sempre imensa paciência para mim, foi uma escola incrível. Mas tudo tem um timing. O ‘Girls Night Out’ chegou ao fim comigo, mas vai continuar com a Inês Andrade e a Ana Pinheiro, e tenho a certeza que vai ser ótimo. Foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que já fiz, mudou a minha vida. Vou recordar sempre como um programa que é muito meu, fui eu que inventei o nome, vai ficar sempre na memória.

Viveu algum momento hilariante de que se recorde particularmente?

Todos os dias, tudo é hilariante na rádio. Quando me perguntam isso lembro-me sempre dos ataques de riso que já tive. Com artistas também já aconteceu um monte de coisas e é divertido.

Sentiu-se desde o início familiarizada com o meio?

Não, de todo. É esquisito começar a trabalhar na rádio. É um bocado como conduzir, ao início não sabes bem como pôr as mudanças. Na rádio, são muitas coisas para fazer ao mesmo tempo. Agora já é automático, mas demora muito. Depois passas por várias fases até encontrares a tua voz, é esquisito às vezes.

Tem algum hábito peculiar antes de ir para estúdio?

Não, nada. Só beber muita água.

A grande novidade é que passará ao horário nobre da estação (as manhãs) ao lado da Maria Seixas e do Conguito. Como surgiu o convite?

Surgiu muito da relação que nós temos fora do ar. Criámos ali um grupo, desde o início que temos muita química e acho que o nosso chefe percebeu isso muito bem. Damo-nos super bem e acho que isso só pode ficar ainda melhor na rádio com os microfones ligados a falar com o público. Acho que o maior desafio é sermos amigos, essa é a parte mais gira.

O que nos pode adiantar sobre esta mudança?

Vai haver uma nova temporada do programa ‘Snooze’. Vai ter muito daquilo que eu sou tal como tem muito do que a Maria e o Conguito são e muito daquilo que os nossos ouvintes são porque falamos para pessoas da nossa idade, que têm as mesmas experiências que nós. Vai continuar a haver o ‘Cala-te Boca’. Temos muitas ideias e queremos fazer tudo. Vão começar os festivais de verão, vai estar muita coisa a acontecer.

Qual o convidado que mais quer ‘apanhar’ na rubrica ‘Cala-te Boca’?

Ui! Quero a Cristina Ferreira, a Rita Pereira… Queria convidados internacionais, já tivemos alguns. É apanhar sempre aquelas pessoas que vão dar mais delas. Às vezes nem é quem tem mais seguidores ou mais ‘hype’, é quem nos vai dar mais sumo e não vai responder ‘cala-te boca’.

Depois de se envolver em áreas tão diferentes, em que projetos gostaria de se aventurar futuramente?

Gostava de continuar nas mesmas áreas, rádio e televisão. Acho que, eventualmente, um dia irei criar a minha marca de alguma coisa. Não sei do que vou criar, mas hei-de fazer alguma coisa porque acho que também me vou aborrecer se fizer sempre as mesmas coisas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório