Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Centros de Inspeção acusam IMT de inatividade face a ilegalidades

A Associação Portuguesa de Inspeção de Automóveis acusa o Instituto de Mobilidade e Transporte de fomentar a concorrência desleal no setor e de inatividade face às denúncias.

Centros de Inspeção acusam IMT de inatividade face a ilegalidades

A Associação Portuguesa de Inspeção de Automóveis (APIA) acusa o Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT) de fomentar uma concorrência desleal no sector das inspeções em Portugal. Ao que tudo indica, em causa estão dezenas de centros de inspecção automóvel que operam de forma ilegal em Portugal.  

"Efetivamente, há algumas dezenas de centros mal desenhados ou mal situados, com erros que radicam no seu projeto de construção inicial, que põem em causa a segurança dos utentes no acesso e na circulação das viaturas no seu interior como no exterior", referiu a APIA num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Segundo a Associação, há também centros que promovem ofertas de inspeções automóvel, o que contraria a legislação.

"Outros há que, aparentemente, promovem práticas comerciais agressivas, que levam à oferta de inspeções, o que contraria o legislado quanto ao preço tabelado e obrigatório em vigor", acrescenta a APIA.

O organismo salienta ainda a "inatividade" e "falta de ação" do IMT face às irregularidades, destacando que "o silêncio e a inactividade do regulador são ensurdecedores". A APIA apela ao órgão regulador que assuma as suas funções e responsabilidades e deixe de "assistir passivamente às violações de uma concorrência que se deseja leal". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório