Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Jerome Powell assume hoje a liderança do banco central norte-americano

Jerome Powell assume a partir de hoje a liderança da Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, num mandato que se espera de continuidade em relação à política de Janet Yellen.

Jerome Powell assume hoje a liderança do banco central norte-americano
Notícias ao Minuto

09:14 - 03/02/18 por Lusa

Economia Fed

"Comprometo-me a tomar decisões com objetividade (...) na longa tradição de independência da política monetária", declarou Powell em novembro, depois de ser anunciada a sua escolha pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Powell, 64 anos, já integrava a Fed desde 2012, nomeado pelo presidente democrata Barack Obama, depois de ter ocupado funções no Departamento do Tesouro na administração de George Bush pai.

A nomeação de Powell para o banco central foi vista como um gesto de boa vontade da administração democrata em relação aos republicanos.

No cargo, trabalhou com o então presidente da Fed, Ben Bernanke, e depois mais quatro anos com a democrata Janet Yellen, 71 anos, a primeira mulher a chefiar o banco central norte-americano, tendo apoiado sempre as decisões de política monetária aprovadas no mandato desta.

"Não deve haver uma mudança significativa na política monetária com Powell", afirmou à AFP Tim Duy, professor de economia e especialista em questões relacionadas com a Fed.

Considerado um homem capaz de criar consensos, Powell é descrito pelo próprio Ben Bernanke como "um conciliador com reputação de moderado".

Mas, há também algumas vozes que já manifestaram preocupação com a hipótese de Powell vir a ceder às pretensões de Trump e permitir um alívio das medidas de regulação financeira adotadas após a crise de 2008.

Esta é a primeira vez em três décadas que o presidente da Fed não é formado em Economia.

Nascido em Washington em 04 de fevereiro de 1953, Jerome "Jay" Powell, casado e pai de três filhos, formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Princeton (Nova Jérsia) e depois em Direito na Universidade de Georgetown (Washington).

Advogado de negócios, foi nomeado subsecretário do Tesouro por George H.W Bush em 1992, encarregado das instituições financeiras.

Powell tem uma fortuna avaliada entre 20 milhões e 55 milhões de dólares, mas que poderá rondar os 100 milhões de dólares, segundo a Associated Press.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório