Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Resultados do BBVA quase duplicaram nos primeiros seis meses

O BBVA obteve um resultado líquido de 2.882 milhões de euros na primeira metade deste ano, quase o dobro dos 1.881 milhões de euros encaixados em 2012, foi hoje anunciado.

Resultados do BBVA quase duplicaram nos primeiros seis meses
Notícias ao Minuto

10:48 - 31/07/13 por Lusa

Economia Subida

Segundo um comunicado do BBVA, o aumento dos resultados líquidos deveu-se sobretudo a ganhos com mais-valias pela venda de ativos não estratégicos, receitas recorrentes e menores dotações para provisões.

Nos primeiros seis meses do ano, o BBVA ganhou 1.700 milhões de euros com a venda de ativos não estratégicos, incluindo fundos de pensões da Colômbia, Peru e México e seguros de vida em Espanha.

O BBVA explica ainda que a diversificação geográfica do grupo, designadamente para mercados emergentes como a América Latina, Turquia e Ásia, também contribuiu para o aumento dos resultados.

Em Espanha, o BBVA ganhou 742 milhões de euros nos primeiros seis meses, menos 5,2% que no período homólogo de 2012, porque “a atividade bancária ainda não reflete o início da recuperação económica” e porque as receitas foram penalizadas pelas baixas taxas de juro.

A concessão de crédito caiu 1,1% em relação aos primeiros seis meses de 2012 e cifrou-se em 364.815 milhões de euros, enquanto os depósitos aumentaram 13,8% ao atingirem 312.162 milhões de euros.

Por áreas, os resultados líquidos do BBVA na Ásia, que inclui Turquia e China, desceram 25,8% para 429 milhões de euros, dos quais quase metade procedeu do banco turco Garanti.

No México, principal motor das contas do grupo, o resultado líquido aumentou 6,5% e foi de 976 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório