Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Barragens do Alto Tâmega já empregam 1.500 pessoas

A construção das três barragens do Alto Tâmega emprega atualmente 1.500 pessoas e está a 30% da obra, que estará concluída em 2023 para produção de eletricidade, mas que servirá também como reserva de água para anos secos.

Barragens do Alto Tâmega já empregam 1.500 pessoas
Notícias ao Minuto

14:31 - 14/11/17 por Lusa

Economia Empregabilidade

A concessionária Iberdrola fez hoje, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, um ponto da situação do Sistema Eletroprodutor do Tâmega que está a cerca de 30 a 35% dos trabalhos e emprega, neste momento, 1.500 pessoas de forma direta.

Trata-se de um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, contemplando a construção de três barragens (Daivões, Gouvães e Alto Tâmega), 1.500 milhões de euros de investimento e a criação de 13.500 empregos diretos e indireto durante o período de maior volume dos trabalhos (2018-2020).

José Maria Otero, responsável pela área de licenciamento da Iberdrola, salientou a preocupação da empresa na contratação de mão-de-obra local, que perfaz cerca de 15 a 20% dos trabalhadores afetos ao empreendimento.

O complexo contará com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.760 gigawatts hora (GWh), ou seja, 6% do consumo elétrico do país.

No entanto, além do objetivo primordial de produção hidrelétrica, José Maria Otero ressalvou que a água das albufeiras poderá ser usada em períodos de seca.

"Este ano fala-se muito da seca e da falta de água. O que se vai fazer é regular o rio Tâmega e, portanto, vamos ter albufeiras com água que pode ser utilizada em períodos de seca", salientou.

Segundo o responsável, em finais de 2021 já deverão estar em serviço as barragens de Daivões e Gouvães, enquanto a do Alto Tâmega deverá estar concluída durante o primeiro semestre de 2023.

A barragem do Alto Tâmega é precisamente aquela onde a obra começou mais tarde. No próximo verão deverá ser feito o desvio do rio Tâmega e começar a escavação das fundações do paredão.

Em Daivões, o empreendimento mais a jusante do Tâmega, já se fez o desvio o rio e está agora a começar a construção das fundações da barragem.

Em Gouvães, no rio Torno, a construção da central de bombagem deverá estar concluída em janeiro, altura em que arranca a fase de betonagem. Aqui os trabalhos avançam "em muitas frentes", até porque o circuito hidráulico possui sete quilómetros.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é uma das maiores iniciativas da história de Portugal no setor da energia hidroelétrica, representando mais de 50% do objetivo do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório