Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Área Metropolitana de Lisboa e Porto tem 51% do poder de compra nacional

O Instituto Nacional de Estatística revelou esta sexta-feira mais uma edição do Estudo Sobre o Poder de Compra Concelhio e revelou que existem grandes disparidades entre várias zonas de Portugal.

Área Metropolitana de Lisboa e Porto tem 51% do poder de compra nacional
Notícias ao Minuto

11:07 - 10/11/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Os munícipios que rodeiam a capital e os que estão à volta da Invicta continuam a ter um poder de compra muito superior à restante área geográfica de Portugal. 

De acordo com o Estudo Sobre o Poder de Compra Concelhio revelado esta sexta-feira pelo INE, e referente a 2015, os 35 municípios que compõem a Área Metropolitana do Porto e de Lisboa são responsáveis por 51% do poder de compra nacional, com os restantes 273 municípios a assumirem apenas 49%. 

A realidade é ainda mais díspar se olharmos apenas para os locais mais poderosos: "O indicador Percentagem de Poder de Compra (PPC) revela que 23 municípios concentravam 50% do poder de compra nacional". 

Além de Lisboa e do Porto, as restantes capitais de distrito assumem os papéis de destaque, com uma distribuição bastante equilibrada entre as várias regiões de Portugal Continental e ilhas. 

Do lado contrário do estudo, existem 144 municípios com poder de compra abaixo da média nacional e aquém da média regional, com maior destaque para o Norte: cerca de 86% dos municípios nortenhos está nesta situação. 

Se quiser descobrir mais dados e perceber melhor a metodologia do estudo, consulte o destaque publicado pelo Instituto Nacional de Estatística. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório