Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Endividamento da economia portuguesa bate máximos graças ao setor público

O mês de agosto trouxe um novo máximo no dinheiro em dívida na economia nacional. Apesar dos privados terem feito um esforço para reduzir o valor em falta, o Estado contrariou a tendência.

Endividamento da economia portuguesa bate máximos graças ao setor público
Notícias ao Minuto

13:25 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Dados

Mais uma vez, o setor público levou a dívida acumulada em Portugal para valores históricos, apesar da queda do endividamento do setor privado. 

"Em agosto de 2017, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 723,3 mil milhões de euros, dos quais 319,2 mil milhões respeitavam ao setor público e 404,1 mil milhões ao setor privado", explica o Banco de Portugal num boletim oficial publicado esta sexta-feira. 

O banco regulador explica que "o endividamento do setor público registou um incremento de 2,4 mil milhões de euros" face ao mês de julho, enquanto "o endividamento do setor privado diminuiu 0,9 mil milhões de euros". A variação tem explicações diferentes em cada setor: "O acréscimo do endividamento do setor público reflete o aumento do financiamento concedido pelas administrações públicas, particulares e setor financeiro, aumento esse parcialmente compensado pelo decréscimo do financiamento externo". 

"A evolução do endividamento do setor privado deveu-se, sobretudo, ao decréscimo do endividamento das empresas junto do setor financeiro e do exterior." 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório