Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

"Se Vítor Gaspar sair, entra um Vítor Gaspar II"

Em entrevista ao semanário Expresso, o ex-ministro das Finanças, Miguel Cadilhe, deixa elogios a Vítor Gaspar mas deixa fortes críticas ao “monstro” da dívida pública, acusando os governantes “ao longo os anos” de serem “pais dessa monstruosidade”.

"Se Vítor Gaspar sair, entra um Vítor Gaspar II"
Notícias ao Minuto

08:12 - 22/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Miguel Cadilhe

Miguel Cadilhe deixa alertas sobre a situação da dívida pública portuguesa, que é “em percentagem do PIB mais do dobro de 2005” e acusa os governantes “ao longo os anos” de serem “pais dessa monstruosidade”, referindo-se ao “monstro do lado da dívida”.

No entanto, o economista defende que, apesar de os políticos não “entenderem ao peso dos défices públicos”, a democracia não está em causa, e aqui, elogia Pedro Passos Coelho.

“Não acho que falte sentido político ao primeiro-ministro. Revela coragem e perseverança, que são qualidades políticas”, disse.

Quanto ao detentor da pasta das Finanças, o ex-ministro nesse ramo defende que é “necessário uma boa dose de tecnocracia”. Sobre Vítor Gaspar, Cadilhe diz que é um ministro com uma “reputação externa” que “inspira confiança”. Apesar de o considerar “impopular”, Miguel Cadilhe acredita que “Vítor Gaspar sair, entra um Vítor Gaspar II”.

Cadilhe desdramatizou a falha consecutiva do Governo nas previsões, alegando que “a evolução das conjunturas interna e externa são razões que justificam o desvio face à realidade”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório