Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Estado coloca 1.200 milhões em dívida pública em 68 mil investidores

A agência que gere a dívida pública colocou a totalidade de 1.200 milhões de euros de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) em mais de 68 mil investidores, numa operação em que a procura superou a oferta.

Estado coloca 1.200 milhões em dívida pública em 68 mil investidores
Notícias ao Minuto

18:52 - 31/07/17 por Lusa

Economia Operação

Os resultados desta oferta de dívida pública destinada aos particulares foram hoje divulgados pela Euronext, que informou que a procura superou os 1.500 milhões de euros, face aos 1.200 milhões em oferta.

Inicialmente, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) tinha previsto colocar 500 milhões de euros através destes títulos que pretendem captar a poupança das famílias, mas a 21 de julho anunciou a subida do montante a emitir para 1.200 milhões de euros, mais do dobro do inicialmente previsto.

Hoje ficou a saber-se que a oferta foi totalmente colocada junto de 68.874 investidores, sendo que mais de 62 mil pessoas (90%) investiram entre mil euros (o mínimo exigido) e 20 mil euros.

Apenas 93 pessoas (0,1%) investiram mais de 500 mil euros.

O máximo que era possível pôr nestes instrumentos era um milhão de euros.

Estas obrigações são emitidas por um período de cinco anos, com reembolso em agosto de 2022, dando aos seus titulares o direito a receber um juro variável e igual à Euribor a seis meses acrescida de 1,6%. Como esta taxa está a valores negativos, significa que o juro mínimo pago é de 1,60%.

O pagamento dos juros será feito semestralmente e no fim do respetivo período de contagem de juros em fevereiro e em agosto de cada ano.

Desde abril de 2016, esta é a quinta série de OTRV que o IGCP lança, tendo vindo a descer a taxa de juro mínima paga aos subscritores: começou em 2,2%, baixando sucessivamente até à série que tem início hoje, que tem um juro mínimo de 1,6%.

À semelhança de outros instrumentos de retalho, a emissão das OTRV promove a aplicação da poupança de médio e longo prazo dos aforradores em títulos de dívida com caraterísticas idênticas às Obrigações do Tesouro, embora com remuneração variável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório