Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Democracia saberá evitar "tentação prematura do poder"

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apontou hoje no parlamento a “tentação prematura do poder” e a “instabilidade política” como fatores de risco e incerteza, mas disse que “a democracia portuguesa saberá evitar” estes riscos.

Democracia saberá evitar "tentação prematura do poder"
Notícias ao Minuto

10:42 - 07/06/13 por Lusa

Economia Vítor Gaspar

Na sua declaração inicial a abrir o debate do Orçamento Retificativo que hoje decorre no Parlamento, Vítor Gaspar apontou aquilo que considerou vários riscos à situação atual.

“A falta de determinação, a inconstância de propósito, a tentação prematura do poder, a desorientação sectária, a instabilidade politica e a incapacidade de reflexão e deliberação política são fatores de risco e incerteza que a democracia portuguesa saberá evitar”, disse o governante.

Vítor Gaspar voltou a justificar a necessidade deste Orçamento Retificativo maioritariamente com o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, entre elas a suspensão dos subsídios de natal e de férias.

“Os principais fatores que determinaram a alteração ao Orçamento do Estado foram a decisão do Tribunal Constitucional, a revisão das perspetivas macroeconómicas e a modificação dos limites orçamentais”, complementou.

O ministro disse ainda que este orçamento permitirá ao Estado garantir a trajetória de sustentabilidade das Finanças Públicas e assegurar o cumprimento das obrigações a nível europeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório