Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Consumo energético dos eletrodomésticos baixou nos últimos anos

Frigoríficos, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. Qual foi a poupança no consumo energético?

Consumo energético dos eletrodomésticos baixou nos últimos anos
Notícias ao Minuto

10:54 - 07/04/17 por Inês André de Figueiredo

Economia Quercus

Um estudo do projeto Topten, do qual a Quercus é responsável em Portugal, investigou “a evolução da eficiência energética de três eletrodomésticos - frigoríficos, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa”, entre os anos 2004 e 2015, no mercado europeu.

No que toca aos frigoríficos e combinados, a pesquisa garante que o consumo energético diminuiu 26%, mas “a venda de equipamentos de classe A+++ é ainda pouco expressiva, correspondendo apenas a 5% em 2015”.

Porém, e apesar de ter havido aumentos de preço na ordem dos 8%, o estudo revela que a eficiência dos aparelhos de refrigeração com classe superior “permite a obtenção de poupanças consideráveis”. Assim como o comportamento das famílias que é “potencialmente responsável pelo agravamento do seu consumo energético real”.

Nas máquinas de lavar roupa “o consumo energético diminuiu 27% e o consumo de água cerca de 15%”. O estudo frisa que a alteração significativa se pode dever “à alteração, em 2011, do método de cálculo da eficiência energética, e não à melhoria técnica e otimização dos programas de lavagem”.

Ao contrário dos frigoríficos, neste tipo de aparelhos os clientes optam pela classe energética A+++, com 55% das vendas em 2015. “Embora com uma representatividade sempre decrescente, as capacidades iguais ou inferiores a 6kg são ainda as mais vendidas na Europa, com 36% em 2015. Curiosamente, o preço médio de venda deste eletrodoméstico na Europa decresceu 8%”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

No caso dos secadores de roupa houve uma redução do consumo energético de 27% entre 2004 e 2015. “A classe B foi a mais vendida (33%) na Europa, em 2015, mas a classe A++ apresenta valores próximos (28%)”, garante o estudo. Neste setor a capacidade dos aparelho também tem vindo a aumentar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório