Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Capitalização da Caixa é fechada amanhã. Novo Banco está "próximo"

A banca portuguesa foi o tema central da entrevista de Mário Centeno à Bloomberg TV. Num tom tranquilizador, o Ministro das Finanças falou diretamente para os mercados.

Capitalização da Caixa é fechada amanhã. Novo Banco está "próximo"
Notícias ao Minuto

10:58 - 29/03/17 por Bruno Mourão

Economia Mário Centeno

Mais uma vez, Mário Centeno surgiu num dos canais mais vistos pelos especialistas financeiros para esclarecer alguns dos pontos mais falados da economia portuguesa. 

Numa conversa com Francine Lacqua, apresentadora do programa 'Bloomberg Surveillance', o Ministro das Finanças português deixou várias garantias e acalmou os ânimos em relação aos problemas do sistema financeiro: "Depois das recapitalizações da banca estamos habilitados para enfrentar o problema do crédito malparado numa posição mais favorável". 

"A capitalização da Caixa vai ser fechada hoje, precisamente. Este processo vai trazer os níveis de capitalização para níveis que tornam mais fácil para a Caixa lidar com o crédito malparado", garantiu Centeno, numa declaração que foi depois corrigida pelo próprio Ministério das Finanças: o processo será fechado amanhã; a declaração foi apenas um lapso de Centeno, que pensou que hoje era quinta-feira. Na entrevista, Centeno reforçou a convicção: "A Caixa tem cerca de um terço do crédito 'tóxico' do sistema financeiro português e agora terá o capital para lidar com ele". 

Sobre o processo do banco público, Centeno assume que "atrair capital estrangeiro para o nosso setor bancário foi um grande sucesso" e liga a vitória na Caixa às boas notícias no Novo Banco, cujo processo de venda está "próximo" da conclusão.

[Notícia corrigida às 11h15]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório