Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Estudo: Salários da indústria chinesa estão "quase a apanhar" Portugal

O crescimento imparável ao longo das últimas duas décadas permitiu mudar o paradigma dos ordenados e colocou o mercado chinês bem mais próximo das economias com salários mais baixos da zona euro.

Estudo: Salários da indústria chinesa estão "quase a apanhar" Portugal
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/02/17 por Bruno Mourão

Economia Remunerações

Os níveis de produção da indústria chinesa são quase lendários. O forte investimento no setor secundário e os vastos recursos naturais juntaram-se à quantidade incomum de mão de obra disponível e permitiram manter um ritmo de crescimento que apenas agora começa a ter par na Índia. 

Num estudo da Euromonitor International divulgado pelo Financial Times, conclui-se que os elevados níveis de crescimento das últimas três décadas permitiram aumentar os salários médios dos trabalhadores da indústria chinesa, colocando as remunerações em níveis que já ultrapassam o Brasil e o México e "estão quase a apanhar Grécia e Portugal". 

Entre 2005 e 2016, o salário médio por hora terá aumentado para cerca de 3,6 dólares (3,4 euros), um valor que fica acima de outras economias vistas como competitivas devido aos baixos salários e acima daquelas que são definidas como "as economias mais fracas da zona euro". Em Portugal, por exemplo, o salário médio na indústria contabilizado no estudo é cerca de 4,23 euros.

A Euromonitor International coloca a séria hipótese dos próximos anos trazerem uma China ainda mais forte e trabalhadores da indústria mais bem pagos, invertendo a tendência histórica na relação com a Europa. Pode então passar a ver-se uma economia portuguesa competitiva graças aos salários baixos, um cenário para o qual se começou a caminhar com a aplicação das reformas durante o programa de ajuda externa da troika.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório