Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

Governo e BEI trabalham para facilitar financiamento da economia

O Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) estão a "trabalhar" em iniciativas destinadas a facilitar o financiamento da economia portuguesa e a recuperação do investimento, disse esta terça-feira, em Bruxelas, o ministro das Finanças.

Governo e BEI trabalham para facilitar financiamento da economia
Notícias ao Minuto

15:42 - 14/05/13 por Lusa

Economia Gaspar

"Estamos a trabalhar com o BEI numa série de iniciativas inovadoras para facilitar o financiamento da economia portuguesa, facilitar a recuperação do investimento e, portanto, permitir a criação bons empregos com bons salários", afirmou Vítor Gaspar, em declarações aos jornalistas, à margem da reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), a decorrer na capital belga.

Uma destas iniciativas é um instrumento de 'trade-finance', que será aplicado em Portugal, mas está também a "ser explorado com outros Estados-membros", explicou.

O ministro disse que este instrumento "permite superar algumas das restrições de financiamento que os Estados-membros mais afectados pela crise financeira enfrentam, em particular na sua actividade internacional".

No âmbito da parceria entre o Governo português e o BEI, Vítor Gaspar destacou também o acordo de garantia de carteira de crédito, assinado em Dezembro último.

Este acordo permite, "com uma garantia do Estado de 2,8 mil milhões de euros, cobrir a exposição do BEI a Portugal até seis mil milhões de euros", o que "libertará capacidade para a concessão de novas operações até 2,5 mil milhões de euros", explicou o ministro.

Na reunião de hoje dos ministros das Finanças da União Europeia decorreu a assembleia-geral do BEI.

Vítor Gaspar sublinhou o facto de o BEI ser um "parceiro" de Portugal há "muitos anos" e de as operações da instituição em Portugal ascenderem a 40 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório