Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Casas avaliadas abaixo do valor de mercado pelos bancos

O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário acusa os bancos de avaliarem as casas “em um quarto do valor normal do mercado”, o que, considera, são “práticas lesivas” que põem em causa a “sobrevivência das empresas”.

Casas avaliadas abaixo do valor de mercado pelos bancos
Notícias ao Minuto

08:34 - 13/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia CPCI

Em declarações ao Diário de Notícias, o presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, acusa os bancos de colocarem em causa a “sobrevivência das empresas” com “práticas lesivas”. Estas práticas, refere, dizem respeito à avaliação das casas que, garante, está a ser feita “em um quarto do valor normal do mercado”.

“É intolerável que um banco atribua a um imóvel um preço inferior em 75% ao que definiu há apenas três anos”, frisa Reis Campos, acrescentando que a avaliação que os bancos têm feito “não chega a metade do valor patrimonial tributário”.

Para o presidente da CPCI, o que os bancos estão a fazer é “um abuso e uma injustiça” e, por isso, pede a intervenção “urgente” do Estado para repor a normalidade no funcionamento do mercado imobiliário e “evitar situações de abuso” por parte da banca. Reis Campos defende mesmo que a Assembleia deve legislar esta área para que “nenhum imóvel possa ser avaliado, para efeitos de prestação de garantias, por um valor inferior ao valor patrimonial tributário”.

Afinal, questiona: “Faz algum sentido que o Estado decida avaliar imóveis e que esse valor sirva para pagar impostos, mas não sirva para garantir financiamento?”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório