Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Poupança subiu ligeiramente em novembro mas continua próxima de mínimos

O indicador de poupança da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP)/Universidade Católica subiu ligeiramente, de 45,3 pontos em outubro para 45,5 pontos em novembro, continuando próximo do mínimo histórico, registado em setembro.

Poupança subiu ligeiramente em novembro mas continua próxima de mínimos
Notícias ao Minuto

16:10 - 14/12/16 por Lusa

Economia Católica

De acordo com a APFIPP e a Universidade Católica, o indicador de poupança manteve-se praticamente inalterado em novembro, subindo apenas 0,2 pontos para 45,5, "continuando muito próximo do mínimo histórico da série, registado em setembro deste ano", quando o indicador atingiu os 44,6 pontos.

As duas entidades consideram que esta atualização do indicador demonstra que "a tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB se mantém praticamente inalterada", o que significa que, "em termos agregados, as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,14 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014".

O indicador de poupança APFIPP/UCP procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas em percentagem do PIB, corrigida de efeitos de sazonalidade, e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Este indicador inclui os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório