Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Demissão em massa na CGD: Saem mais seis administradores

O futuro do banco público fica ainda mais incerto depois do próprio banco confirmar que a maior parte da administração acompanha António Domingues. A polémica das declarações de rendimentos tornou-se demasiado pesada.

Demissão em massa na CGD: Saem mais seis administradores
Notícias ao Minuto

08:39 - 28/11/16 por Bruno Mourão

Economia Banca

Foi mais de um mês de polémicas constantes, de avanços e recuos, de informações incompletas e murmúrios de bastidores que indicavam a conclusão que acabou por se confirmar.

A noite de ontem terminou com o inesperado anúncio da demissão de António Domingues, gestor histórico do BPI escolhido para liderar a recapitalização e reestruturação da Caixa Geral de Depósitos. A pressão da oposição, dos trabalhadores e da opinião pública tornou-se insustentável e tal como se sussurrava, o presidente da Caixa abdicou do lugar depois de apenas alguns meses de serviço.

Esta manhã, o banco público confirmou a saída em massa da administração, solidária com o líder e aparentemente indignada com a obrigação de apresentar publicamente os próprios rendimentos.

De acordo com o comunicado enviado pela Caixa Geral de Depósitos à CMVM, são mais seis os administradores que abdicam dos cargos: Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro, Henrique Cabral de Noronha e Menezes, Paulo Jorge Gonçalves Pereira Rodrigues da Silva, Pedro Lopo de Carvalho Norton de Matos, Angel Corcóstegui Guraya e Herbert Walter.

Os vogais da Caixa abandonam as posições, deixando o banco em terreno incerto. A saída apenas deverá ser efetiva no final de dezembro, dando ao Governo pouco mais de um mês para escolher nova liderança que garanta o cumprimento do plano de recapitalização e reestruturação discutido com as autoridades europeias.

[Notícia atualizada às 8h55]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório