Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

FMI estima queda de 4,7% na economia de Macau

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o Produto Interno Bruto (PIB) de Macau caia 4,7% este ano, uma contração menor do que os 7,2% que estimava em abril passado.

FMI estima queda de 4,7% na economia de Macau
Notícias ao Minuto

10:52 - 05/10/16 por Lusa

Economia Previsão

De acordo com o World Economic Outlook do FMI, divulgado na terça-feira, a economia do território voltará a crescer em 2017, estimando um aumento de 0,2% no PIB no próximo ano.

Em abril, o FMI já previa um regresso ao crescimento em 2017, mas não tinha avançado com uma estimativa.

Quanto à taxa de desemprego, que ficou em 1,9% no final de 2015, o FMI estima que se mantenha este ano e que passe para 2% em 2017.

A economia de Macau está em recessão por causa das receitas do jogo, que são o pilar da economia local e estiveram em queda contínua entre junho de 2014 e julho deste ano. As receitas dos casinos voltaram a crescer em agosto e setembro, 1,1% e 7,4%, respetivamente, comparando com os mesmos meses do ano passado (comparação homóloga).

O PIB de Macau começou a cair no terceiro trimestre de 2014, ano em que, pela primeira vez desde a transferência do exercício de soberania de Portugal para a China, em 1999, a economia local registou uma diminuição (-0,9%).

Em 2015, o PIB caiu 20,3% e no primeiro semestre deste ano a contração homóloga foi 10,3%.

O chefe do Governo de Macau disse no sábado que a economia da região "encontra-se, ainda, numa fase de ajustamento".

Fernando Chui Sai On referiu que, no entanto, apesar de o PIB ter continuado a cair no primeiro semestre, foi uma "queda significativamente mais reduzida quando comparada com a do ano anterior".

"Continuaremos a encarar a situação com firmeza e a assegurar a estabilidade do desenvolvimento", disse o Chui Sai On, prometendo "particular atenção" às pequenas e médias empresas (PME) "e ao emprego", neste caso, para o manter "num nível baixo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório