Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Divisas na banca angolana até agosto descem para níveis de 2008

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu mais de 6.180 milhões de dólares (5.500 milhões de euros) em divisas aos bancos comerciais entre janeiro e agosto, um volume mínimo que só encontra paralelo com o mesmo período de 2008.

Divisas na banca angolana até agosto descem para níveis de 2008
Notícias ao Minuto

17:07 - 28/09/16 por Lusa

Economia BNA

A conclusão resulta de uma análise da agência Lusa aos números consolidados de vendas de divisas (em euros e dólares) por parte do banco central angolano, sendo que, apesar da forte subida da injeção de moeda estrangeira em julho e agosto, os totais de 2016 estão em mínimos históricos.

No mesmo período (janeiro a agosto) de 2015 os bancos angolanos conseguiram comprar ao BNA 12,1 mil milhões de dólares (10,7 mil milhões de euros) em divisas, que são necessárias por exemplo para garantir importações de alimentos, máquinas e matéria-prima ou repatriar salários de trabalhadores estrangeiros. No ano anterior (2014), esse valor subiu 13,2 mil milhões de dólares (11,7 mil milhões de euros), o valor máximo em 16 anos de registos compilados do BNA.

Angola vive desde final de 2014 uma profunda crise económica e financeira provocada pela quebra para metade nas receitas com a exportação de petróleo bruto. A situação reflete-se numa menor disponibilidade de moeda estrangeira nos bancos, que estão agora praticamente dependentes apenas das compras ao BNA, limitando por isso, fortemente, o acesso a divisas nos balcões por parte dos clientes.

Em 2016, à exceção de janeiro e fevereiro, num total de 720,5 milhões de dólares (641 milhões de euros), as vendas de divisas deixaram de ser na moeda norte-americana e passaram a ser feitas na moeda europeia (desde fevereiro), no valor de 4.863 milhões de euros.

Em oito meses deste ano, os bancos comerciais receberem do BNA o equivalente a 5.500 euros.

No mesmo período de tempo, é necessário recorrer ao período de janeiro a agosto de 2008 para, ao câmbio atual, encontrar um valor de injeção de divisas inferior, que foi então de 5.081 milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros).

Desde setembro de 2014, a moeda nacional angolana desvalorizou-se em mais de 40 por cento face ao dólar norte-americano, para 166 kwanzas por dólar, à taxa oficial, muito longe dos valores do mercado paralelo, atualmente nos 470 kwanzas.

Um documento do Governo angolano prevê que a desvalorização da moeda nacional chega até aos 215,5 kwanzas por cada dólar norte-americano até final do ano.

O BNA revelou já em julho que está a trabalhar com os bancos comerciais numa "melhor programação na venda de divisas" para "repor de forma gradual, programada, organizada e prudente" as necessidades de todos os setores da economia.

Só em julho e agosto foram injetadas pelo BNA divisas de mais de 2.120 milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), perto de um terço do total do ano.

O Presidente angolano exigiu ao BNA, em julho passado, que encontre soluções para resolver as dificuldades dos clientes e empresas no acesso a divisas, reconhecendo que no momento atual quem tem dinheiro prefere mantê-lo fora do país.

José Eduardo dos Santos explicou que a venda de divisas aos bancos por parte das empresas petrolíferas estrangeiras que operam no país, para obterem moeda nacional para o pagamento das despesas em Angola, são na ordem dos 300 milhões de dólares por mês e não cobrem atualmente as necessidades, como no passado.

O chefe de Estado disse que o Governo já recomendou ao BNA que "trate desta matéria com urgência", em articulação com os bancos comerciais, "para melhor proteger os interesses" de Angola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório