Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Dívida portuguesa muito mais barata a 2 anos, mais cara a 5 e 10 anos

Investidores estão a proporcionar um dia de alívio nas Obrigações do Tesouro a curto prazo, mas nos prazos mais longos a tendência não é tão animadora.

Dívida portuguesa muito mais barata a 2 anos, mais cara a 5 e 10 anos
Notícias ao Minuto

12:49 - 13/09/16 por Bruno Mourão

Economia Juros

Esta manhã, os mercados estão a dar sinais positivos para a dívida portuguesa de curto prazo. Um dia depois de Mário Centeno ter indicado que tudo estava a ser feito para transmitir maior estabilidade ao sistema financeiro e evitar uma situação que acabasse num segundo resgate, os compradores de dívida parecem mais confiantes e promovem uma queda dos custos de financiamento implícito nas Obrigações a dois, três e quatro anos. 

Nos títulos a dois anos regista-se o maior alívio: menos 6,77% do que na sessão de ontem, rumo a uma taxa média de 0,441%. A três e quatro anos a queda é bem mais discreta e mantém-se abaixo dos 0,5%. 

Nos restantes prazos, no entanto, tudo muda. De cinco a 20 anos, as Obrigações do Tesouro estão mais caras para os investidores, um aparente sinal de desconfiança em relação à estabilidade de longo prazo da economia e finanças de Portugal, bem como a capacidade de cumprir os objetivos e compromissos assumidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório