Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Europa em queda, com medo de uma descida dos juros nos Estados Unidos

As principais bolsas europeias estavam hoje de manhã em forte baixa, com os investidores a temerem uma subida das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Europa em queda, com medo de uma descida dos juros nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

09:55 - 12/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 9h10 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em baixa, a cair 1,97% para 2.993,14 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam a descer 1,63%, 2,06% e 1,90%, enquanto as de Madrid e Milão estavam a cair 2,10% e 2,11%.

Depois de ter aberto em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, e, cerca das 09:10, o principal índice, o PSI20, estava a desvalorizar-se 1,90% para 4.608,44 pontos.

Segundo analistas citados pela Efe, as bolsas abriram em baixa depois do presidente da Fed de Boston, Eric Rosengren, ter afirmado durante o fim de semana que o banco central norte-americano enfrenta riscos crescentes se espera demasiadamente antes de decidir uma subida dos juros.

O temor de uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos já provocou que Wall Street tenha terminado em forte baixa na sexta-feira.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em baixa na sexta-feira, com o Dow Jones a cair 2,13% para 18.085,45 pontos, depois de ter subido em 15 de agosto até aos 18.636,05 pontos, o nível máximo desde que foi criado.

Esta tendência negativa já se contagiou hoje na Ásia, onde o índice Nikkei de Tóquio perdeu 1,73%.

A descida do preço do barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, hoje na abertura para 47,31 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 1,45% do que no encerramento da sessão anterior, no dia que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal sobre a oferta e procura de petróleo, também contribuiu para a evolução do mercado.

As tensões do mercado também se transferiram para o mercado da dívida pública, onde se regista uma subida generalizada dos juros em todos os prazos, tendo os da dívida da Alemanha a dez anos passado para nível positivo, designadamente 0,029%, depois de se terem mantido negativos desde 15 de julho.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a subir para 1,1243 dólares, contra 1,1213 na sexta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1268 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório