Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

BdP quer novas regras europeias aplicadas na banca portuguesa

Orientações da Autoridade Bancária Europeia deverão passar a ser aplicadas em breve. Regras definem requisitos a cumprir "na criação e comercialização de produtos bancários de retalho".

BdP quer novas regras europeias aplicadas na banca portuguesa
Notícias ao Minuto

11:40 - 05/09/16 por Bruno Mourão

Economia EBA

As orientações europeias apenas começam a ser aplicadas no próximo ano, mas o Banco de Portugal já avisou a banca nacional que pretende ver as mesmas regras serem seguidas em Portugal. 

"O Banco de Portugal recomendou, através da Carta-Circular n.º 69/2016/DSC dirigida às instituições de crédito, às sociedades financeiras, às instituições de pagamento e às instituições de moeda eletrónica, a observância das orientações da Autoridade Bancária Europeia (EBA) relativas aos procedimentos de governação e monitorização de produtos bancários de retalho", pode ler-se num comunicado divulgado através da página oficial do BdP. 

Como salienta o banco regulador português, as orientações da EBA "estabelecem um conjunto de requisitos que aquelas instituições devem observar na criação e comercialização de produtos bancários de retalho" e que incluem "questões referentes à definição do mercado-alvo, à realização de testes e respetiva monitorização, ou à escolha dos canais de distribuição dos produtos". 

"O Banco de Portugal transmitiu ainda nesta Carta-Circular que as orientações da EBA devem ser tidas em conta no âmbito da criação e comercialização de todos os produtos bancários de retalho (produtos de crédito, serviços de pagamento e de moeda eletrónica e depósitos, incluindo os depósitos indexados), destinados aos consumidores e a outros clientes bancários", pode ainda ler-se no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório