Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Turismo Porto e Norte aprova orçamento de 15 milhões para 2017

A Assembleia Geral da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) aprovou hoje, por unanimidade, o Plano de Ação e Orçamento para 2017 com um valor de 15 milhões de euros, informou fonte oficial.

Turismo Porto e Norte aprova orçamento de 15 milhões para 2017
Notícias ao Minuto

18:42 - 02/09/16 por Lusa

Economia Assembleia Geral

"Foi aprovado por unanimidade hoje em assembleia geral da Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Plano de Atividades e o Orçamento para o ano de 2017. Ao todo, cerca de 15 milhões de euros serão investidos na promoção do território Porto e Norte de Portugal na Península Ibérica", lê-se num comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.

O orçamento agora aprovado apresenta um acréscimo de "62% em relação à dotação corrigida de 2016, que ascendeu a 9.307.585 euros", explica a TPNP, justificando o aumento com o "valor dos projetos no âmbito do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)", e pelo "acréscimo de atividade" esperada para 2017, relacionada com o modelo de negócio das quase lojas interativas, como a loja do Porto Welcome Center, cuja pré-abertura ocorreu em 28 de julho de 2016".

O orçamento da TPNP para o próximo ano é de 15.085.135 euros, dos quais 57% se referem a projetos candidatados ou a candidatar a fundos comunitários, no montante de 8.637.229 euros, prevendo-se a comparticipação a fundo perdido de 85% do Norte 2020, e 75% do POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) das despesas elegíveis.

O Plano de Ação e Orçamento para 2017, que foi aprovado por toda a Assembleia Geral da TPNP numa reunião em Caminha, distrito de Viana do Castelo, tem o objetivo de "reforçar o papel do TOPAS ((Tourism Public Auto Service) enquanto Loja Móvel de Turismo através de 'roadshows' em várias cidades da Península Ibérica", assim como "dar continuidade à estratégia de apresentação personalizada do território com a realização de viagens do género 'FAM Trips' e 'Press Trips'.

"Continuar a marcar presença nos principais eventos de turismo da Península Ibérica", designadamente nas feiras de turismo espanholas, e implementar a estratégia de turismo da natureza com a criação de um Consórcio Norte Natural são outras metas para 2017 previstas no plano da TPNP.

Nos últimos dados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística - entre janeiro e junho - a região Porto e Norte teve mais de três milhões de dormidas, aumentando 15,6% em relação a igual período de 2015, e desses três milhões, cerca de 60% é mercado ibérico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório