Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

A incrível fortuna do maior barão da droga de sempre

As histórias sobre o mestre da cocaína da Colômbia são lendárias. Descubra com o Economia ao Minuto alguns dos pontos mais inacreditáveis sobre o império de Pablo Escobar.

A incrível fortuna do maior barão da droga de sempre
Notícias ao Minuto

09:16 - 03/09/16 por Bruno Mourão

Economia Pablo Escobar

No auge da sua carreira, Pablo Escobar foi sem sombra de dúvida o maior traficante de droga de sempre. Nascido e criado na Colômbia, Escobar começou a vida criminosa a roubar lápides de cemitério, mas nos anos 70 do século passado, tudo mudou: o negócio da cocaína estava a 'explodir' e o cartel de Medellín surgia no topo da hierarquia mundial, liderado pelo 'empresário' que sempre garantiu ter negócios legítimos. 

O cartel de Escobar chegou a ser responsável por 80% de toda a cocaína consumida no mundo e todos os dias chegavam às margens da Europa e dos Estados Unidos toneladas de droga prontas a distribuir, que rendiam 376 milhões de euros por semana ao líder de Medelín. 

O irmão de Pablo, Roberto Escobar tratava das contas e contou no livro 'A história de um contabilista: dentro do violento mundo do cartel de Medellín' algumas das histórias mais famosas sobre o dinheiro de Pablo Escobar. 

Segundo Roberto, o dinheiro que não era investido no negócio ou utilizado para construir estádios de futebol e casas para os pobres (com o objetivo de ganhar popularidade junto da classe social mais baixa) era escondido em armazéns, quintas e até nas paredes das casas de membros do cartel. Todos os meses, gastavam-se quase 2.250 euros a comprar elásticos para segurar os maços de notas: "O Pablo estava a ganhar tanto dinheiro que todos os anos ele dava como perdido 10% do que ganhava porque os ratos comiam as notas, perdiam-se maços e às vezes era destruído pelas infiltrações de água". 

De acordo com o Business Insider, os 10% descontados todos os anos eram o equivalente a 1,88 mil milhões de euros de dinheiro que pura e simplesmente desaparecia. 

O filho do barão colombiano garante também que após fugir da prisão em 1991, Pablo Escobar queimou cerca de 2 milhões de dólares (1,79 milhões de euros) em notas para fazer uma fogueira e aquecer a família durante a noite. 

Cerca de dois anos depois de fugir da prisão, Pablo Escobar foi descoberto pela polícia colombiana e acabou por morrer num tiroteio com as autoridades. A recheada vida do barão do narcotráfico foi adaptada recentemente através da série Narcos, um exclusivo da Netflix que pode ser visto através de streaming por subscrição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório