Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

OPEP vai reunir de emergência para evitar novo colapso do petróleo

O panorama não e nada animador para a maior organização de produtores de 'ouro negro' do mundo. Com ajuda da Rússia, os gigantes do petróleo querem encontrar uma solução para os problemas graves que afetam o setor.

OPEP vai reunir de emergência para evitar novo colapso do petróleo
Notícias ao Minuto

09:47 - 09/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

Na Venezuela, a perda de dinheiro com a venda de petróleo deixou o Estado à beira da falência e o povo em situação de fome extrema, na Rússia e Arábia Saudita os orçamentos tiveram de ser reajustados, muitas refinarias fecharam portas e os imigrantes indianos que tratam de rande parte da produção tiveram de ser resgatados pela Índia de campos de refugiados improvisados. 

Esta é a dura realidade do petróleo abaixo dos 50 dólares por barril, uma tendência que a OPEP esperava inverter na segunda metade de 2016, mas que tarda em chegar aos mercados. A produção historicamente alta, forçada pela concorrência crescente dos Estados Unidos da América e pela intenção de manter as quotas de mercado, continua a ser demasiado pesada para a procura reduzida e a única consequência é uma queda dos preços rumo a níveis pouco animadores. 

Para tentar inverter a situação, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo convocou uma reunião de emergência de 26  28 de setembro e convidou a Rússia para estar presente e apresentar soluções. 

A Argélia deverá ser o palco da reunião dos líderes da OPEP, que pretende encontrar alternativas ao congelamento da produção que permitam aumentar o preço do crude para mais de 50 dólares por barril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório