Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Petróleo barato fez desaparecer 200 mil empregos nos EUA

A meio de 2014, os preços começaram a cair progressivamente e os níveis a rondar os 100 dólares foram há muito esquecidos.

Petróleo barato fez desaparecer 200 mil empregos nos EUA
Notícias ao Minuto

10:32 - 05/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

É uma das indústrias mais fortes do mercado norte-americano, base de grande parte das necessidades energéticas dos Estados Unidos e uma das mais importantes armas de defesa contra rivais históricos com ao Rússia e a Arábia Saudita. 

O petróleo flui como um rio do solo e dos mares dos Estados Unidos da América há várias décadas, mas no último ano e meio viveu uma das maiores crises de que há memória, com efeitos devastadores na força laboral. 

Segundo as contas do Challenger, desde o pico de preços em 2014, desapareceram 200 mil postos de trabalho na indústria do 'ouro negro' só nos Estados Unidos, uma realidade ainda mais preocupante tendo em conta que os trabalhadores do petróleo têm ordenados médios bastante elevados, cerca de 85% acima da média norte-americana de acordo com as contas do Goldman Sachs. 

Só em 2016, perderam-se 96 mil empregos em consequência de um crash que levou os preços por barril de crude aos 26 dólares, um mínimo de 13 anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório