Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Bundesbank critica tolerância de Bruxelas face a Portugal e Espanha

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, criticou hoje a falta de atuação da Comissão Europeia relativamente a Portugal e Espanha, defendendo que o não cumprimento das regras orçamentais "devia dar lugar a consequências".

Bundesbank critica tolerância de Bruxelas face a Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

12:59 - 04/08/16 por Lusa

Economia Jens Weidmann

"A determinado momento as infrações às regras deviam ter consequências", afirmou o presidente do banco central alemão numa entrevista aos jornais Die Zeit e Corriere della Sera, citada pela agência France Presse.

"Na minha opinião, a comissão e o conselho europeus não foram consequentes", sustentou.

No mês passado, Bruxelas decidiu não aplicar sanções a Portugal e Espanha pelo não cumprimento das regras orçamentais europeias, apesar de o défice público dos dois países ter ultrapassado o limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) imposto pelos tratados. A decisão foi justificada com os esforços que têm vindo a ser feitos pelos dois países, no seguimento da crise da dívida.

Contudo, para Weidmann, esta posição faz com que as regras "sejam simplesmente uma fachada, sem nenhum caráter vinculativo", quando é precisamente através de normas firmes que a zona euro poderá evitar novas crises como a da dívida grega.

"Na minha opinião a popularidade da União Europeia junto dos cidadãos sofre com o facto de não serem cumpridas as regras que foram comummente acordadas", afirmou o presidente do Bundesbank.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório