Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Santander está a preparar solução para lesados do Banif

O secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, afirmou hoje que os responsáveis do Santander estão a trabalhar uma solução para os lesados do Banif.

Santander está a preparar solução para lesados do Banif
Notícias ao Minuto

12:23 - 07/07/16 por Lusa

Economia Governo da Madeira

"Os lesados do Banif têm de ter reposta e essa reposta está a ser preparada", declarou o governante madeirense na Assembleia Legislativa da Madeira durante o debate potestativo requerido pela maioria do PSD subordinado ao tema "comunidades madeirenses".

O governante informou os deputados que, antes de iniciar uma visita oficial de 13 dias à Venezuela, que terminou em 06 de julho, os responsáveis do Santander, os novos donos do Banif, lhe transmitiram que "estão a trabalhar numa solução para lesados do Banif".

"Espero que o mais breve possa ser apresentada [a solução]", apontou o responsável, salientando que esta é uma "questão de primordial importância para o Governo Regional [da Madeira] desde a primeira hora" e um assunto que está a ser tratado pelo Governo, o Banco de Portugal e o banco.

Sérgio Marques destacou que o executivo madeirense "tem insistido na necessidade urgente de responder a todos os madeirenses que investiram e confiaram na instituição Banif", salientando que "estão em jogo as poupanças de milhares de madeirenses" e que "é o mínimo a fazer pelos conterrâneos".

O governante insular sublinhou que esta "uma questão de confiança que tem de ser reposta, sob pena do sistema financeiro português ser atingido na sua credibilidade", afirmando que este tipo de situações "não podem acontecer de novo", sendo necessário "mais supervisão".

"Por tudo o que deram, os que nos têm dado, acho que a Região não pode deixar de olhar com muta atenção para o dossier do Banif e isso está a ser feito", vincou.

Neste debate, o secretário regional também anunciou que o executivo madeirense vai reabrir o processo para permitir que os emigrantes do arquipélago possam votar nas eleições regionais.

"É nossa intenção, ainda no decorrer da atual legislatura reabrir o processo porque o que não é legítimo nem justo é o Estado impedir os madeirenses de votarem para a sua assembleia legislativa, a casa da democracia da sua terra natal", disse.

Sérgio Marques destacou que o executivo da Madeira "determinou como prioridade de intervenção definir as políticas regionais para as comunidades de forma integrada".

Entre as medidas tomadas, enunciou a tomada de posse do Conselho da Diáspora Madeirense constituído por 21 personalidades, a 09 de agosto, a criação de um gabinete regional de apoio ao emigrante que entrou em funcionamento a 14 de março, as iniciativas no âmbito da Universidade da Madeira e o lançamento (05 fevereiro 2016) do novo portal das comunidades.

Adiantou que, até final do ano, será inaugurada uma agência regional de captação de investimento e será constituída uma comissão responsável para projetar o Centro Interpretativo da Diáspora Madeira, vocacionado para o estudo, musealização, divulgação e exposição do vasto património social e humano associado à emigração.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório