Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Sanções devem ser aplicadas "com inteligência" e sem "vontade punitiva"

O comissário europeu dos Assuntos Económicos disse hoje que eventuais sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo em 2015 terão de ser aplicadas "com inteligência", "sem vontade punitiva" e considerando "a situação económica desses países". A decisão, essa, foi mais uma vez adiada.

Sanções devem ser aplicadas "com inteligência" e sem "vontade punitiva"
Notícias ao Minuto

10:11 - 05/07/16 por Lusa

Economia Moscovici

Pierre Moscovici, numa entrevista à emissora francesa Radio Classique, citada pela agência noticiosa Efe, sublinhou que a questão de Portugal e Espanha irá ser examinada hoje à tarde pela Comissão Europeia, em Estrasburgo, (França) e garantiu que ele, enquanto responsável económico e financeiro, irá encarregar-se do "respeito pelas regras".

O comissário europeu dos Assuntos Económicos sublinhou que essas regras "são inteligentes, não são punitivas e devem ter em conta a situação económica" destes países.

Ao início da tarde vir-se-ia a saber, pelo mesmo responsável europeu, que a decisão sobre as sanções fora mais uma vez adiada, ficando, porém a promessa de que "muito em breve" será tomada. Quando, não detalhou, embora a data que circula nos bastidores seja a da próxima quinta-feira.

Questionado sobre o caso de França, Pierre Moscovici recordou que esse país, no passado, beneficiou, em duas ocasiões, dos mecanismos de flexibilidade para incumprir os objetivos iniciais do défice e que, para 2017, "imperativamente, deve respeitar a meta" de se manter abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

"França deve estar, e estará, abaixo dos 3%", comentou o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, após recordar que o Presidente François Hollande reafirmou esse compromisso, na semana passada.

Acrescentou que não existem "razões para não confiar" nesse objetivo, mas também que, em outubro, irá examinar o pressuposto para 2017, apresentado pelo Governo francês.

[Notícia atualizada às 15h50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório