Há um unicórnio a cavalgar no mercado da moda em Portugal, com o comércio eletrónico como bandeira do seu sucesso. Segundo informações avançadas em exclusivo pelo Business of Fashion, a Farfetch conseguiu fechar mais uma ronda de financiamento com sucesso, acumulando mais 96 milhões de euros a uma avaliação superior a mil milhões de euros.
Apesar de não terem sidos revelados os detalhes da participação adquirida pelas novas acionistas Temasek, IDP Capital Partners e Eurazeo, o Business of Fashion avança que a valorização da empresa será agora de 1,31 mil milhões de euros. A companhia portuguesa entra agora no restrito lote de startups com valor acima de mil milhões, conhecidas pelos especialistas como 'unicórnios'.
A plataforma online de venda de roupa e acessórios de moda já conseguiu acumular cerca de 267 milhões de euros em investimento externo, antes sequer de ter apresentado lucros. As receitas não são conhecidas, mas os rumores apontam para cerca de 110 milhões de euros tendo em conta as margens financeiras e comissões.
Forte no mercado asiático, a Farfetch quer manter a elevada quota de mercado na China e dar passos rumo à afirmação nos mercados. O próximo passo pode ser a entrada em bolsa, apesar de o presidente executivo admitir que o processo "demorará algum tempo".
"Obviamente a Oferta Pública Inicial é o próximo grande objetivo para a empresa, mas ainda não sabemos quando", afirmou José Neves em declarações ao Business of Fashion.