Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Produção da EDP Renováveis sobe 30% no primeiro trimestre

A EDP Renováveis produziu mais 30% de energia no primeiro trimestre do ano, face a igual período do ano passado, com uma produção total de 7,5 terawatts hora (TWh), divulgou hoje a empresa.

Produção da EDP Renováveis sobe 30% no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

19:21 - 20/04/16 por Lusa

Economia Elétrica

De acordo com a informação da energética enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entretanto divulgada pelo regulador, "o aumento da produção beneficia das adições de capacidade nos últimos 12 meses assim como do fator de utilização superior".

A maioria da produção da empresa liderada por João Manso Neto divide-se entre a Europa (50%) e a América do Norte (49%).

Na Europa, a produção aumentou 29% para 3,8 TWh, "devido à consolidação dos ativos do consórcio eólico português (ENEOP), o aumento de 17% da produção no Resto da Europa ("RdE") no seguimento das adições de capacidade e do aumento de 11% da produção em Espanha, como resultado do maior recurso eólico", refere a empresa.

Na América do Norte, a geração totalizou 3,7 TWh, e traduziu-se num aumento de 32% no trimestre, face ao período homólogo, "espelhando o efeito positivo das adições de capacidade e o aumento do recurso eólico". No Brasil, a produção da EDP Renováveis aumentou 19% devido ao maior recurso eólico.

Relativamente ao fator de utilização, este passou dos 34% no primeiro trimestre de 2015, para os 38% no primeiro trimestre deste ano, segundo a empresa.

Na Europa, o fator de utilização aumentou dois pontos percentuais para os 35%, ao passo que na América do Norte este subiu seis pontos percentuais para os 40%. Já no Brasil, o fator de utilização cresceu cinco pontos percentuais, para os 30%.

Em março último, a EDP Renováveis geria um portefólio de 9,7 gigawatts em dez países: a Europa tem um total de 5,1 gigawatts (GW), incluindo 2,4 GW em Espanha, 1,5 GW no Resto da Europa e 1,2 GW em Portugal, 4,4 GW na América do Norte e 0,2 GW no Brasil.

Nos últimos 12 meses, a empresa acrescentou um total de 0,7 GW ao seu portefólio, incluindo três novos parques eólicos nos Estados Unidos e tem em curso um projeto no Brasil.

Atualmente, a empresa tem em construção 450 megawatts (MW), dos quais 250 MW nos Estados Unidos e 200 MW no México, naquele que será o primeiro parque eólico da empresa naquele país.

A EDP Renováveis fechou o ano de 2015 com um lucro líquido de 167 milhões de euros, mais 41 milhões do que em 2014, graças sobretudo a um aumento médio das vendas.

Os títulos da da EDP Renováveis terminaram a sessão de hoje a valorizar-se 1,32% para 6,75 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório