Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

UE e Mercosul trocam propostas de acordo comercial em maio

A União Europeia e o Mercosul formalizam novas propostas de acordo de comércio livre na segunda semana de maio, decidiram hoje a Comissão Europeia e o Uruguai, país que detém a presidência do Mercado Comum do Sul.

UE e Mercosul trocam propostas de acordo comercial em maio
Notícias ao Minuto

12:41 - 08/04/16 por Lusa

Economia Entendimento

A comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmstrom, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, acertaram hoje, em Bruxelas, que a troca de propostas de acordo de comércio livre, que estava prevista para o último trimestre de 2015, terá lugar na segunda semana de maio.

A reunião, segundo uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia, serviu ainda para definir um roteiro negocial para o resto do ano.

O Mercosul é o 6.º mercado das exportações da UE, tendo representado 88 mil milhões de receitas em 2015, e as empresas europeias pagam mais de quatro mil milhões de euros em taxas alfandegárias.

As negociações entre os dois blocos iniciaram-se em 1999 e decorreram até 2004, tendo estado interrompidas até 2010 e, desde então, decorreram novas rondas de conversações que prepararam a nova troca de ofertas que se espera ser formalizada no próximo mês.

Os membros efetivos do Mercosul são a Argentina, o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela, sendo que o bloco inclui ainda cinco associados (Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador) e dois observadores (México e Nova Zelândia).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório