Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Enquanto ministra das Finanças não andei a gerir bancos"

A antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque disse hoje que "gerir bancos" não era uma função da sua competência e foi perentória ao afirmar que "a separação de poderes é uma coisa saudável na atribuição de responsabilidades".

"Enquanto ministra das Finanças não andei a gerir bancos"
Notícias ao Minuto

23:09 - 06/04/16 por Lusa

Economia Maria Luís Albuquerque

"Eu, enquanto ministra das Finanças, não andei a gerir bancos. Não fazia parte do meu mandato. Um ministro das Finanças serve para gerir o ministério e atribuir mandatos às administrações dos bancos nos casos em que o Estado seja acionista único ou minoritário", prosseguiu a antiga governante, no parlamento.

Maria Luís Albuquerque, atual deputada e vice-presidente do PSD, respondia ao deputado do PCP Miguel Tiago na comissão de inquérito sobre o Banif - o parlamentar comunista havia trazido para debate o adquirir de créditos do Banif com o Estado na administração da entidade.

Em causa está, por exemplo, a compra de créditos por parte da Whitestar, empresa filial da Arrow Global, grupo britânico que recentemente contratou a antiga governante para um cargo de administradora não executiva.

"Não é função de um ministro das Finanças gerir bancos nem decidir que um banco vende uma carteira de crédito ou dá crédito a esta ou àquela empresa. Isso está dentro do mandato do conselho de administração", prosseguiu Maria Luís Albuquerque, numa das trocas de palavras mais acesas de uma reunião que, pelas 22:45, levava já mais de quatro horas de duração.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório