Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pescadores da sardinha querem compensações para todas as paragens

Os pescadores de sardinha reivindicaram hoje a atribuição de compensações aos profissionais impedidos de trabalhar devido a imposição administrativa para garantir a sustentabilidade da espécie e a contagem do tempo de inatividade para efeitos de reforma.

Pescadores da sardinha querem compensações para todas as paragens
Notícias ao Minuto

20:54 - 15/02/16 por Lusa

Economia Profissão

"Os pescadores só ganham quando vão à pesca, por isso reivindicamos a atribuição de compensações para estes trabalhadores sempre que estão parados devido à gestão do pescado", disse à agência Lusa Frederico Pereira, dirigente da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca.

A federação sindical promoveu hoje uma reunião em Matosinhos para debater a situação da pesca de sardinha, que contou com a participação dos sindicatos dos Trabalhadores da Pesca do Norte, do Centro e Sul, do Presidente da Comissão parlamentar de Agricultura e Mar, de representantes do PCP e do BE e de representantes da Câmaras Municipais de Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche e Sines.

"Nesta reunião foi debatida a atual situação da pesca de sardinha e concluiu-se a necessidade de haver compensações para os pescadores quando impedidos do exercício da actividade por imposição administrativa, porque ficam sem qualquer rendimento", adiantou Frederico Pereira.

Segundo o sindicalista, os pescadores apenas receberam uma compensação em novembro, correspondente a três meses, a 600 euros cada.

No encontro foi ainda defendido o aumento das quotas de pesca para permitir a sustentabilidade económica do sector.

"Reivindicamos ainda que o tempos de paragem impostos contem como tempo de trabalho para efeitos de reforma, pois os pescadores não podem ser duplamente penalizados", defendeu Frederico Pereira.

A federação sindical participa terça-feira numa reunião da Comissão de Gestão da pesca de sardinha e pretende reafirmar estas reivindicações no encontro.

A ministra do Mar disse hoje que o Governo está a negociar com a Comissão Europeia a manutenção da quota de captura de sardinha em Portugal, em 2016, com os mesmos valores do ano passado, invertendo as previsões de que o volume de capturas teria a ser reduzido.

No inicio do mês, o Ministério do Mar emitiu um comunicado em que afirma que os níveis de captura da sardinha devem manter-se em 2016 nas 19 mil toneladas, depois dos dados recolhidos na última campanha científica realizada indiciarem uma recuperação da espécie.

A quota da sardinha ibérica é gerida em conjunto por Portugal e Espanha. Em 2015, as capturas dos dois países atingiram 19.000 toneladas, das quais 13.000 foram capturadas pela frota portuguesa de cerco.

A pesca da sardinha vai estar interdita pelo menos até 29 de fevereiro, no âmbito do período de defeso biológico desta espécie, segundo uma portaria publicada no Diário da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório