Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Deco desafia consumidores a unirem-se para pagar menos luz

A Deco vai lançar um repto a todos os consumidores de electricidade para que se juntem à associação de forma a contratualizar em conjunto o fornecimento de luz, tendo como objectivo reduzir os custos da factura e estimular o mercado liberalizado.

Deco desafia consumidores a unirem-se para pagar menos luz
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/02/13 por Lusa

Economia Electricidade

A instituição, que lançou hoje a campanha com o mote "juntos pagamos menos", pretende que os clientes de electricidade adiram a esta iniciativa até 30 de Abril, findo o qual a Deco fará um leilão pelo melhor preço junto dos operadores de mercado como a EDP, Galp, Endesa ou Iberdrola, entre outros.

Após estarem definidos os operadores vencedores por cada tarifário, os consumidores que aderiram à campanha passarão a ter as condições de preço resultantes do leilão que a Deco tem a expectativa de ser mais baixo do que as atuais tarifas oferecidas no mercado livre.

Segundo um comunicado da Deco, a intenção é "responder a uma preocupação crescente dos consumidores relativamente aos custos da electricidade" e "promover um processo transparente e com provas dadas noutros mercados que visa fomentar a concorrência entre os vários fornecedores do mercado liberalizado".

Esta é uma acção "que visa reduzir a despesa mensal com a electricidade", refere a Deco, mas, "para ter o maior sucesso possível, é essencial" que os consumidores façam a a sua adesão, de forma a que "quantos mais formos, maior o nosso poder de negociação junto dos fornecedores e a pressão para que nos proponham a tarifa mais baixa possível".

Com esta iniciativa, a associação de defesa dos consumidores espera também apresentar vantagens para os fornecedores de electricidade como o "acesso a uma larga base de clientes com significativa redução dos custos de aquisição e comunicação".

Para realizar toda esta operação, a Deco associou-se a um consultor desta área, a PrizeWize, responsável pela plataforma online e com experiência pelo processo noutros mercados.

O leilão está marcado para 2 de maio e será apurado o vencedor com o preço mais baixo nos vários tarifários.

Após a oferta, a partir de 15 de maio a Deco vai comunicar a todos os consumidores que participaram na acção qual o fornecedor vencedor e quanto poderão poupar com o novo contrato, sendo que só mudam se entenderem.

A Deco refere ainda que poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão.

A acontecer, a associação indica que quer "privilegiar" os associados e só irá reter o valor dos não associados "para cobrir os custos administrativos, de organização, de publicidade, de gestão e o investimento em programas".

A instituição adianta que a "é a primeira vez que um leilão de electricidade ocorre em Portugal, mas a experiência de países como a Alemanha, a Bélgica, a Holanda e a Inglaterra mostra que é uma forma de conseguir boas poupanças para os consumidores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório