Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Medidas à Esquerda podem "chegar aos 3.600 milhões de euros"

João Duque alerta para a possibilidade de ser necessário compensar “aumentando os impostos ou fazendo-se uma redução das despesas”.

Medidas à Esquerda podem "chegar aos 3.600 milhões de euros"
Notícias ao Minuto

12:00 - 02/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia João Duque

Entre as medidas que têm sido debatidas e que estarão em discussão entre partidos à Esquerda, que procuram formar governo alternativo ao de Passos Coelho, há contas que importa fazer.

Em causa estão medidas como o fim da sobretaxa do IRS num ano, a reposição de salários da Função Pública ou a descida do IVA na restauração e na energia.

Pelas contas do economista João Duque podemos estar perante “uma perda de receita que pode chegar aos 3.600 milhões de euros”, cita a Rádio Renascença.

“O total destas medidas tem que ser compensado, aumentando os impostos ou fazendo-se uma redução das despesas”, realça o economista, acrescentando que, “ainda assim, é uma coisa difícil de acontecer, uma vez que já temos cortado bastante”.

João Duque realça que, ainda assim, no programa do PS já estavam contabilizados alguns “efeitos de compensação”, surgindo alternativas como “o imposto sobre sucessões e doações ou até sobre os rendimentos mais elevados da sociedade portuguesa, por via do IRS”, salienta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório