Um prestigiado académico da Universidade de Harvard é acusado pelo Ministério Público português de manipulação do mercado por ter provocado a “desvalorização das obrigações do tesouro portuguesas”.
O cidadão canadiano terá, ao que o Público indica, publicado “vários artigos em blogs, sendo um deles associado a um jornal de referência mundial, no período compreendido entre fevereiro e abril de 2010. Os artigos de opinião tiveram impacto nas yields da dívida pública portuguesa e influenciaram os investidores”.
Na investigação é referido que “este arguido era à data (abril de 2010), administrador de uma sociedade que prestava serviços de consultadoria de investimento e de gestão de carteiras sobre investimentos financeiros a uma outra sociedade gestora de fundos de investimento especulativo (hedge fund)”.
A investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) indica ainda que o académico tinha “interesse na desvalorização da dívida portuguesa e na subida dos yields, uma vez que só a respetiva desvalorização permitia recuperar a dívida (encerrar a posição curta) com mais-valias e potenciar os seus ganhos”.
Desta forma, terá arrecadado cerca de 820 mil euros em mais-valias.