Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Banca espanhola ameaça sair da Catalunha caso se confirme independência

Maiores instituições financeiras do país divulgaram comunicado conjunto a alertar para "os riscos à estabilidade" provocados pela separação. Bancos fazem duras críticas aos defensores do 'sim' no referendo para a independência.

Banca espanhola ameaça sair da Catalunha caso se confirme independência

Os bancos espanhóis estão unidos contra a separação unilateral da Catalunha. Num comunicado conjunto, as instituições que compõem o sistema financeiro espanhol avisaram os catalães das consequências da independência unilateral, deixando em aberto a possibilidade de sair em massa do território.

Numa comunicação citada pelo jornal espanhol El País, os bancos alertam para "os riscos para a estabilidade financeira de qualquer decisão política que alterasse a lei vigente e resultasse na exclusão da União Europeia e do euro de uma parte de Espanha", avisando que o resultado seria a "insegurança jurídica".

"Estas dificuldades obrigariam as entidades a reverem a sua política de implantação na Catalunha, com o consequente risco de redução da oferta bancária", avisa o comunicado, avisando que a instabilidade irá criar "exclusão financeira, encarecimento e escassez de crédito".

O grupo de bancos quer impedir que o 'sim' vença no referendo para a independência na Catalunha, juntando-se a um grupo de grandes empresários espanhóis que também já tinha ,anifestado oposição à separação unilateral. Entre os signatários estão gigantes da banca como o CaixaBank, Sabadell, Santander e BBVA.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório