Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Criticada atuação pouco transparente da Autoridade Metropolitana

O presidente da distrital do PS/Porto, José Luís Carneiro, criticou hoje a aprovação pela Autoridade Metropolitana das alterações à rede da STCP que, disse, "extingue a precária relação de confiança" dos municípios com o governo.

Criticada atuação pouco transparente da Autoridade Metropolitana
Notícias ao Minuto

18:00 - 18/06/15 por Lusa

Economia STCP

"Esta decisão, adotada com votos contra do representante dos municípios no Conselho Metropolitano do Porto [CmP], atenta contra os princípios da transparência e da participação e, mais grave, é adotada por uma autoridade ferida na sua legitimidade uma vez que foi destinada a sua extinção e a criação de uma nova entidade a ser integrada no CmP", afirmou José Luís Carneiro.

Para o socialista, esta é uma decisão que "extingue por completo a precária relação de confiança entre os municípios da Área Metropolitana do Porto e o governo e constitui um grave atentado aos interesses dos milhares de cidadãos que utilizam os transportes públicos para acederem aos bens e serviços".

O Jornal de Notícias de hoje revela que a Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto (AMTP) "aprovou alterações das linhas" da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a "concessão por 10 anos, a dois meses de ser extinta", numa ação feita "nas costas das câmaras".

O diário acrescenta que a decisão, tomada esta semana com o voto contra de Lino Ferreira, líder executivo do CmP, "garante que a transportadora terá a concessão das ligações fora do Porto por dez anos" e "abre caminho à assinatura do contrato para entregar a operação em definitivo ao consórcio catalão".

O jornal explica ainda que, apesar do voto contra de Lino Ferreira, a sua presença "viabilizou a votação e a proposta" da AMTP "passou", com dois votos a favor, do presidente e da vogal não executiva da entidade.

Perante a decisão, a Área Metropolitana do Porto e os seus municípios anunciaram hoje que "acionarão todos os mecanismos legais" disponíveis para "impedir" a entrada em vigor da proposta que prevê o alargamento da concessão das linhas atualmente operadas pela STCP por dez anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório