Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Associação quer gás mais barato para aumentar exportações

O vice-presidente da Associação das Indústrias da Cerâmica e presidente do Centro Tecnológico da Cerâmica defendeu hoje em Coimbra uma redução "acima dos 10%" no preço do gás para garantir a competitividade daquela indústria na Europa.

Associação quer gás mais barato para aumentar exportações
Notícias ao Minuto

16:42 - 06/02/15 por Lusa

Economia Reivindicação

"É difícil a indústria afirmar-se lá fora" quando os concorrentes europeus "têm custos de energia mais baixos", apontou o presidente do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), Marcelo de Sousa, considerando que a redução do gás teria de ser sempre "acima dos 10%" para aumentar as exportações do setor.

O também vice-presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) sublinhou que a indústria da cerâmica e do vidro "é o maior consumidor industrial de gás" no país, sendo que a "desigualdade na área da energia" é o principal constrangimento à exportação.

Uma das ações fundamentais para a reindustrialização e internacionalização do setor seria "a redução do preço do gás", disse à agência Lusa Marcelo de Sousa.

Para além da descida do preço da energia, têm de ser eliminados entraves ao nível do comércio internacional, em que se colocam "muitas barreiras à entrada" em países fora da União Europeia, que contrasta com a facilidade com que outros países importam para o mercado europeu.

"Não faz sentido", sublinhou.

Segundo o presidente do CTCV, a "indústria está a dar sinais fraquinhos de crescimento", sendo que o setor que está a crescer mais "é o da loiça", enquanto que a produção do tijolo está em pior situação, devido à crise económica, que afetou a construção civil.

Marcelo de Sousa falava à margem da visita do eurodeputado José Inácio Faria, do Partido da Terra, às instalações do CTCV, hoje à tarde, a convite da APICER.

José Inácio Faria é membro do Fórum Cerâmico do Parlamento Europeu, sendo a visita uma forma de "sensibilizar" o eurodeputado para questões que preocupam a indústria portuguesa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório