Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Se a Grécia sair do euro, Portugal e Itália vão atrás

O alerta foi dado na conceituada The Economist: a Grécia está de volta e pode rebentar com o projeto europeu. A ideia é defendida por Simon Baptist, que alerta para o facto de o Syriza – caso vença as eleições do próximo dia 25 – poder querer a Grécia fora do euro e, com isso, arrastar países como Portugal e Itália.

Se a Grécia sair do euro, Portugal e Itália vão atrás
Notícias ao Minuto

13:09 - 09/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia The Economist

Num artigo intitulado de ‘Memória Curta’, o economista-chefe da The Economist Intelligence Unit (EIU), Simon Baptist, alerta para o facto de a Grécia poder rebentar com o projeto europeu.

A previsão parece exagerada mas não é de todo descabida. Para Baptist, se o Syriza vencer as eleições no próximo dia 25, a saída da Grécia do euro pode estar para breve, mesmo que o partido já tenha afirmado que tal não faz parte dos planos.

Mas a saída da Grécia não será apenas uma saída, será um movimento que poderá “contagiar” outros países, como é o caso de Portugal e Itália, defende o economista-chefe.

Se a Grécia abandonar o projeto europeu, lê-se no The Economist citado pelo Jornal de Notícias (JN), “o contágio é quase uma certeza que os decisores políticos em Itália, Portugal e noutros países vão observar de perto”.

Porém, em entrevista esta sexta-feira ao Jornal de Negócios, um membro do Syriza, partido grego anti-austeridade, deixa a garantia de que a Grécia “não pode sair do euro em caso algum”, até porque “é impossível um país sair do euro sem que zona euro se desfaça”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório