Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

De saída mas com legitimidade para apresentar orçamento

O presidente do Governo da Madeira defendeu hoje que, embora tenha anunciado que apresentará a sua demissão a 12 de janeiro, o executivo insular tem legitimidade para apresentar o Orçamento e Plano da região para 2015.

De saída mas com legitimidade para apresentar orçamento
Notícias ao Minuto

10:14 - 09/12/14 por Lusa

Economia Jardim

"Neste momento, o governo tem toda a legitimidade para apresentar o orçamento, encontra-se no uso dos seus plenos direitos e vai usá-los até 09 janeiro e Assembleia Legislativa da Madeira tem toda a legitimidade para aprovar" os projetos, declarou Alberto João Jardim.

Jardim respondia assim ao deputado do PCP-M, Edgar Silva, que no início da sessão plenária do parlamento madeirense destinada à discussão dos projetos de Orçamento e Plano da região para 2015, defendeu que o executivo regional, após o anúncio de demissão para 12 de janeiro, de acordo com a lei "está limitado a atos de gestão".

"Apresentar Orçamento e Plano não é um ato de gestão", declarou o deputado comunista, argumentando não estarem "criadas as condições políticas, constitucionais e estatutárias para discussão" dos projetos, pelo que recorreu para plenário para inviabilizar os trabalhos, tendo a sua iniciativa sido rejeitada com os votos contra do PSD, abstenção do PS e CDS e contra do PCP, MPT, PND e MPT.

Edgar Silva considerou "um ato de irresponsabilidade" o facto de Jardim ter apresentado a sua demissão e insistir na apresentação do orçamento regional.

"O governo anunciou a sua demissão pelos motivos sobejamente conhecidos e entra em gestão a partir do momento em que é aceite sua demissão, pelo que até essa segunda-feira [12 janeiro] está em plenos poderes", sublinhou Alberto João Jardim.

O governante madeirense defendeu ser necessário apresentar o orçamento para a região, porque enquanto fica à espera de um novo executivo, não ter de "viver muitos meses em duodécimos e perder muitos fundos europeus".

"Estou a dizer isto em termos de cumprir a lei, não tenho sequer interesse político, porque não serei eu a ter de governar com duodécimos", disse Jardim.

A Assembleia Legislativa da Madeira começou hoje a discutir o Orçamento Regional para 2015, no valor de 1.633 mil milhões de euros, e um Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), no montante de 559,8 milhões de euros.

Este é o último orçamento apresentado pelo governo madeirense do PSD liderado por Alberto João Jardim.

Esta é uma das poucas sessões plenárias que conta com a presença de todos os elementos do executivo insular e de Alberto João Jardim.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório