Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Os homens que unem Sócrates a Salgado. E vice-versa

A ‘união’ entre José Sócrates e Ricardo Salgado não se escreve apenas com o facto de terem sido os dois detidos este ano e de terem o mesmo juiz em comum, Carlos Alexandre. A teia de homens e circunstâncias que liga estes dois homens de peso em Portugal é escrutinada este sábado pelo jornal i.

Os homens que unem Sócrates a Salgado. E vice-versa
Notícias ao Minuto

09:30 - 29/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

O que há em comum entre José Sócrates e Ricardo Salgado? Terem sido ambos detidos este ano? Sim. Terem ambos sido interrogados por Carlos Alexandre? Também! Mas há mais? Pois claro. O jornal i faz uma análise a pente fino de todos os homens e circunstâncias que unem estes dois nomes pesados de Portugal. Mas há algo que os une diretamente: o regime de regularização de capitais vindo do estrangeiro, uma medida criada pelo antigo primeiro-ministro e usada por Salgado para corrigir os seus impostos, escapando, assim, a um eventual processo de fraude fiscal.

Mas vamos aos nomes.

Hugo Chávez: o ex-Presidente da Venezuela era “bom amigo” de José Sócrates, tendo selado com o antigo governante importantes negócios, entre eles um com o Grupo Lena. Contudo, Chávez tinha também uma ligação de proximidade com Ricardo Salgado, tendo sido o responsável pela negociação com o banqueiro da entrada de investidores angolanos.

Durão Barroso: o jornal i lembra o episódio do ‘porreiro, pá!” que finalizou a assinatura do Tratado de Lisboa entre o então presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro português. Mas Barroso foi também um dos homens de Salgado, tendo sido usado pelo banqueiro para influenciar Cavaco Silva e Passos Coelho para que fosse levando avante um plano de salvação do grupo. Além disso, um dos filhos de Durão Barroso trabalhou, desde 2012, diretamente com Ricardo Salgado no BES.

Armando Vara: É um dos protagonistas, a par de José Sócrates, no caso do Face Oculta e a amizade com o antigo primeiro-ministro foi relembrada pelo próprio durante o seu, agora cancelado, comentário semanal na RTP, em que Sócrates fez questão de enviar “uma mensagem de amizade pública”. Armando Vara foi ainda um dos apoiantes de Ricardo Salgado quando o ex-líder do BES recusou a OPA da Sonaecom à PT. Na altura Vara era líder da Caixa Geral de Depósitos.

Rui Pedro Soares: Também envolvido no processo Face Oculta, o gestor viu-se ligado a uma escuta com Pedro Penedos em que falavam da compra da TVI por parte da PT. Rui Pedro Soares esteve ainda envolvido num crime de corrupção passiva – do qual foi ilibado – devido a alegadas contrapartidas que a Tagus Park – onde era administrador não executivo – teria dado a Luís Figo para que este acompanhasse a campanha de José Sócrates. Contudo, Rui Pedro Soares encontra-se ainda na teia que liga Sócrates a Salgado, uma vez que era administrador executivo da PT no ano em que Granadeiro assume a presidência da empresa, na mesma altura em que Salgado era o grande acionista e Granadeiro um dos seus grandes aliados.

José da Conceição Guilherme: Conhecido como ‘Zé Grande’, o construtor está ligado a Sócrates no processo do Freeport mas é o seu filho quem mais atua, tendo, segundo o i, entregado “um saco” a José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates. José da Conceição Guilherme entra também nesta teia por ter transferido para Salgado cerca de 14 milhões de euros – destinados à offshore Savoices – depois do banqueiro lhe ter dado alguns conselhos de investimento, dizendo para não apostar nos países de Leste mas sim em Angola.

Daniel Proença de Carvalho: Fez a defesa de Sócrates em vários processos e tem o seu filho como responsável pela defesa de Ricardo Salgado.

Manuel Pinho: Foi ministro da Economia de Sócrates – até ao episódio dos ‘chifres’ no Parlamento – e terá sido quem introduziu o então primeiro-ministro a políticos e homens de alta finança em jantares. Manuel Pinho foi também quadro do BES, recebendo, em 2013, um salário de 39 mil euros mensais pelo cargo de administrador de uma holding sem atividade, o BES África.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório