"A Vodafone foi, pelo sexto trimestre consecutivo, o prestador que, em termos líquidos, maior número de assinantes conseguiu captar, atingindo uma quota de 9,8% no final do trimestre" terminado em setembro, ou seja, mais 0,9 pontos percentuais do que nos três meses anteriores e mais dois pontos percentuais em termos homólogos, adianta a Anacom.
Em relação ao grupo PT, a quota de acessos fixos situava-se em setembro nos 49,3%, cerca de meio ponto percentual abaixo do registado no trimestre anterior, refere a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).
"O grupo NOS dispunha de uma quota de acessos de 34,8%, que diminuiu 0,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior", acrescenta.
Relativamente aos clientes ativos de banda larga móvel, a quota da Meo era de 47,5%, seguida da Vodafone, com 28,1%, e da NOS, que resultou da fusão entre a Optimus e a Zon, com 24,2%.
"O tráfego de acesso à Internet em banda larga aumentou cerca de 7,1% no terceiro trimestre" deste ano, adianta a Anacom, que acrescenta que "a evolução explica-se pelo acréscimo da banda larga fixa (6,5%), que representa cerca de 95,8% do total".
Já o tráfego de acesso à Internet através de acessos móveis subiu 22,3%, principalmente através das placas/modem.
"Este tipo de tráfego, que representa cerca de 72% do total de tráfego de Internet móvel, aumentou 26,2% neste trimestre", refere.
Já o tráfego de acesso à Internet através de telemóvel "tem vindo a aumentar (13,1%), representando 27,6% do total", conclui.
As receitas do serviço de acesso à Internet móvel atingiram os 264,9 milhões de euros, mais 2% do que em igual período de 2013.
ALU // CSJ
Noticias Ao Minuto/Lusa