Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

CMVM proibe vendas a descoberto de ações da PT

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que decidiu proibir as vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom (PT) durante quarta-feira.

CMVM proibe vendas a descoberto de ações da PT
Notícias ao Minuto

19:33 - 04/11/14 por Lusa

Economia Quarta-feira

As ações da PT SGPS, que tem a dívida da Rioforte, encerraram hoje na bolsa de Lisboa a perder 12,05% para 1,197 euros, depois de uma série de sessões em alta.

A CMVM anunciou em comunicado que, tendo em consideração que a flutuação do preço das ações da PT "não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo", e que o limiar para o supervisor poder restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do preço corresponde a uma "diminuição de 10% ou mais do preço das ações", decidiu proibir vendas a descoberto na quarta-feira.

"A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom, SGPS no Euronext Lisbon" tem efeitos a partir das 00:00 de 5 de novembro até às 23:59 do mesmo dia, adianta a entidade supervisora do mercado de valores mobiliários.

Esta proibição de vendas a descoberto "não é aplicável à atividade de criação de mercado", acrescenta, adiantando que a decisão foi notificada à Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

A CMVM já tinha proibido a venda a descoberto de ações da PT entre os dias 21 e 23 de outubro, depois de as ações da empresa terem chegado a derrapar quase 30% no dia 20 de outubro, perdendo 10,05% nessa mesma sessão e 8,15% na de dia 21.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório