Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Vendas de divisas aos bancos angolanos descem para 282,9 milhões

As vendas diretas de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais voltaram a descer na segunda semana de outubro para 282,9 milhões de dólares (223 milhões de euros), segundo dados da instituição.

Vendas de divisas aos bancos angolanos descem para 282,9 milhões
Notícias ao Minuto

11:41 - 13/10/14 por Lusa

Economia Dólares

Os dados a que a Lusa teve acesso constam do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial relativo ao período entre 06 e 10 de outubro.

Nesta semana, as vendas do BNA ascenderam a 282,9 milhões de dólares, o que compara com os 380 milhões de dólares (303 milhões de euros) do período anterior.

Já nas quatro semanas de setembro, estas mesmas vendas somaram, no total, mais de mil milhões de dólares (830 milhões de euros), metade do registo do mês de agosto, refletindo mínimos do ano.

As vendas de divisas da última semana foram realizadas a uma taxa de câmbio média de referência do mercado cambial interbancário de 98,766 kwanzas por cada dólar, uma subida de 0,255% por cento, face à anterior, de acordo com a mesma informação do banco central angolano.

As vendas de divisas pelo BNA estavam a cifrar-se, nos últimos meses, em cerca de 500 milhões de dólares por semana, segundo dados oficiais compilados pela Lusa.

Desde maio último que esse aumento nas vendas de divisas era justificado pelo BNA com as quebras nas receitas do setor petrolífero e consequências nas restantes operações, como dificuldades dos bancos em satisfazerem pedidos dos clientes para levantamentos em dólares, impondo limitações em alguns casos.

A nova Lei Cambial para o Setor Petrolífero e alterações nas regras de importação de dólares por parte dos bancos são também apontadas como estando na origem das dificuldades.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana a seguir à Nigéria, atividade que representa mais de 90 por cento das receitas fiscais angolanas.

A compra de divisas pelos bancos comerciais angolanos aumentou mais de 40 por cento nos primeiros oito meses do ano, em termos homólogos, atingindo os 22.953 milhões de dólares (18 mil milhões de euros), segundo dados do BNA.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório