Aproximar estudantes dos mercados financeiros: FEP lança novidade

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) inaugura hoje o Bloomberg Finance Lab, um espaço com 12 terminais da empresa de informação financeira que vai aproximar os estudantes da realidade dos mercados financeiros globais, divulgou a instituição.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
28/05/2025 10:28 ‧ ontem por Lusa

Economia

FEP

 

"dummyPub"> 

"Através destes sistemas, será possível aceder a dados económicos e financeiros em tempo real, acompanhar as principais notícias com impacto nos mercados e recorrer a um vasto conjunto de ferramentas de análise e simulação, utilizadas diariamente por profissionais do setor a nível internacional", descreve a FEP em comunicado.

Observando que o espaço vai "revolucionar o ensino das Finanças", a FEP explica que tem por objetivo "dotar os estudantes de competências práticas que complementam a formação teórica dada em aula".

"Terão contacto com as dinâmicas dos mercados financeiros, poderão interpretar cenários económicos complexos, simular operações de investimento e testar estratégias de gestão de carteiras e avaliação de risco, utilizando uma tecnologia amplamente adotada pelo setor", explica.

Os estudantes terão ainda a oportunidade de obter a certificação internacional Bloomberg Market Concepts (BMC), "reconhecida internacionalmente e valorizada por empregadores em todo o mundo".

A FEP refere que o laboratório será, igualmente, "um recurso de excelência para docentes e investigadores, permitindo o acesso a dados e funcionalidades essenciais para estudos avançados em finanças, modelação económica, economia aplicada e mercados de capitais".

O diretor da FEP, Óscar Afonso, considera que "a inauguração do Bloomberg Finance Lab é um marco importante no percurso de modernização da FEP".

"Representa uma aposta estratégica na qualidade e na inovação do ensino, nomeadamente das finanças, e na futura empregabilidade dos estudantes", afirma.

Caio Gattai, gestor para o Sul da Europa da Bloomberg, sublinha que o espaço "proporcionará aos estudantes o acesso às mesmas ferramentas e dados financeiros de ponta utilizados pelos principais profissionais do setor a nível mundial, enriquecendo a experiência académica com aprendizagem prática e aplicada".

O laboratório é financiado pela Natixis em Portugal, um "centro de excelência na prestação de serviços financeiros para o segundo maior grupo bancário em França que se assume agora como principal patrocinador da faculdade".

A FEP assinala ainda que, com esta inauguração, "reforça a sua posição de liderança no ensino da economia, gestão e finanças em Portugal, promovendo uma formação prática, rigorosa e alinhada com as exigências do mercado".

Leia Também: Poupa juvenil e ouriço-terreste foram recolhidos na Covilhã. E há imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas