A campanha inclui a divulgação da entrevista, alegadamente dada ao El Mundo, em anúncios em diferentes meios, como redes sociais, portais de investimentos ou videojogos, na qual o rei aparece a afirmar que "os espanhóis têm lucros garantidos" se investirem em uma plataforma de investimento chamada Inmediate Nextgen.
Os cibercriminosos pretendem "aproveitar a imagem e credibilidade do rei para que os utilizadores se registem neste tipo de plataformas".
O objetivo é o de as vítimas transferirem dinheiro para contas bancárias controladas pelos atacantes, fornecerem informação financeira em formulários manipulados ou, inclusive, instalarem programas informáticos maliciosos nos seus dispositivos, acrescenta.
Estas publicações enganadoras costumam incluir entrevistas, títulos ou declarações atribuídas a figuras públicas, que de facto nunca participaram em tais publicações.
O Incibe aconselha que perante este tipo de situações há que usar sempre o bom senso e não tomar decisões precipitadas, uma vez que ninguém, pode garantir ganhos "e muito menos em um só dia".
Recomenda ainda que se verifiquem sempre as pretensas notícias em causa em fontes oficiais, no caso confirmando no sítio do El Mundo se a entrevista lá aparece.
Leia Também: Banco de Portugal quase duplica investimento em obrigações verdes