Na comparação com o quarto trimestre de 2024, entre janeiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) da área do euro e o da UE avançaram ambos 0,3%, depois de terem crescido, respetivamente, 0,2% e 0,4% nos últimos três meses de 2024.
Portugal, com um recuo 0,5%, apresentou a segunda maior quebra no PIB entre janeiro e março, face ao trimestre anterior.
O indicador do emprego, por seu lado, aumentou, no primeiro trimestre de 2025 e face ao período homólogo, 0,8% na zona euro e 0,6% na UE, após 0,8% na área do euro e 0,5% na UE no quarto trimestre de 2024.
Na comparação trimestral, o emprego subiu 0,3% na área do euro e 0,2% no conjunto dos 27 Estados-membros, depois de ter crescido 0,1% na área do euro e 0,2% na UE.
Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia da Irlanda foi a que mais cresceu em termos homólogos (10,9%), seguida pela Polónia (3,8%) e Lituânia (3,2%), com recuos nos PIB da Eslovénia (-0,8%), da Áustria (-0,7%), da Hungria (-0,4%) e da Alemanha (-0,2%).
Na variação trimestral, a economia alemã -- a maior europeia -- subiu 0,2% entre janeiro e março de 2025, sendo esta a segunda inversão em cadeia da tendência em quebra, depois da de 0,1% registada no terceiro trimestre de 2024.
A Irlanda (3,2%), Chipre (1,3%) e a Polónia (0,7%) apresentaram os maiores avanços trimestrais das suas economias, com a Eslovénia (-0,8%), Portugal (-0,5%) e a Hungria (-0,2%) a verem as suas economias recuarem.
Face ao trimestre homólogo, nos primeiros três meses do ano, a economia portuguesa avançou 1,6%.
O Eurostat não divulga dados por Estado-membro para o indicador do emprego.
[Notícia atualizada às 10h27]
Leia Também: Portugal com maior recuo mensal da produção na construção na UE