Nota de cobrança do IMI indica maio? Não ligue, prazo mudou (saiba tudo)

Pagamento do IMI pode ser feito até ao final de junho, "sem quaisquer acréscimos ou penalidades", mesmo que a nota de cobrança indique que a liquidação deve ser feita em maio.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/05/2025 08:25 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Impostos

O Governo decidiu prolongar o prazo para pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) até ao final de junho, mas muitos contribuintes estão a receber notas de cobrança onde é referido que o pagamento deve ser feito até ao final de maio. Nesta situação, saiba que o imposto deve ser liquidado até ao final de junho

 

"Embora nas notas de cobrança do IMI de 2024 que estão a ser emitidas e enviadas conste como data limite o mês de maio, o seu pagamento pode ser efetuado durante o mês de junho, sem quaisquer acréscimos ou penalidades", refere a informação publicada pela Autoridade Tributária (AT) no Portal das Finanças.

Como fica o resto do calendário?

O resto do calendário do IMI mantém-se. Pode consultá-los no artigo que se segue: 

Contribuintes ganham tempo para pagar IMI: Os prazos a ter atenção agora

Contribuintes ganham tempo para pagar IMI: Os prazos a ter atenção agora

Governo prolongou o prazo para pagar o IMI. Confira o calendário atualizado.

Notícias ao Minuto | 07:48 - 09/05/2025

Onde se consultam as notas de cobrança? 

A nota de cobrança pode ser consultada no Portal das Finanças, onde se encontra disponível a referência para pagamento, que se manterá válida até ao final do novo prazo. Para aceder, basta seguir o caminho: Iniciar Sessão > Situação Fiscal Integrada > IMI > Documentos de Cobrança.

Ao selecionar a identificação do documento, é possível visualizar o detalhe da cobrança, incluindo o valor emitido e a referência de pagamento. No caso das notas relativas à 1.ª prestação, está igualmente disponível a opção de pagamento total do imposto, com o respetivo valor e referência.

Já as notas de cobrança de prestação única, se o valor a pagar for inferior ao valor inicial da nota de cobrança emitida, deve o cidadão obter no portal das Finanças uma referência de pagamento parcial da nota de cobrança pelo valor correto a pagar. Para aceder, pode seguir o caminho: Iniciar Sessão > A minha área > Todos os Serviços > Movimentos Financeiros > Pedir Pagamento Parcial​.

As notas de cobrança podem ser pagas através do Multibanco, do Homebanking, do MB WAY, Serviços de Finanças, CTT e Bancos e ainda por Débito Direto (caso seja aderente).

Leia Também: Tem IMI para pagar este ano? Atenção a este esclarecimento do Fisco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas